Existe uma vasta gama de causas de perda de cabelo masculino, e graças à medicina moderna, muitas opções de tratamento de perda de cabelo para considerar.

A maioria dos homens perde o cabelo graças aos genes herdados e ao processo normal de envelhecimento, mas também há outras causas.

A chave para a seleção de um tratamento eficaz para a queda de cabelo é determinar a causa subjacente da perda de cabelo e, em seguida, selecionar uma das soluções de perda de cabelo para encontrar o tratamento mais adequado.

Calvície de padrão masculino

Mais de 90% de toda a perda de cabelo masculina é devido à calvície de padrão masculino, também chamada de alopecia androgenética. Nesta situação, a causa da perda de cabelo é devido aos genes herdados do pai, da mãe ou de ambos.

Quanto mais velho um homem fica, mais provável é que ocorra a calvície, embora alguns homens comecem a perder os cabelos já no final da adolescência ou nos vinte e poucos anos.

Calvície de padrão masculino geralmente aparece em uma das duas maneiras – queda de cabelo na coroa da cabeça ou uma linha fina num determinado ponto da cabeça.

Uma maneira de prever a calvície que um homem experimentará é olhar para a perda de cabelo dos seus parentes diretos mais velhos.

No entanto, isso nem sempre é muito preciso, já que às vezes a calvície masculina pode pular uma geração.

 Causa da calvície de padrão masculino

Especialistas dizem que até 50% de todos os homens terão perda de cabelo, variando de leve a moderada, no momento em que completam 50 anos, e 65% dos homens terão calvície percetível no momento em que chegam perto dos 60 anos.

Se devido ao envelhecimento, genética ou uma combinação dos dois, por que exatamente é que a perda de cabelo ocorre? A resposta é uma substância química chamada desidrotestosterona, ou DHT.

É um hormônio masculino que se acumula e se acumula ao redor dos folículos pilosos, eventualmente fazendo com que o folículo e o cabelo que crescem nele sejam mortos.

Como os níveis de DHT aumentam com o envelhecimento, mais e mais folículos são afetados por ele e a queda de cabelo se torna mais pronunciada.

 Outras Causas de Queda de Cabelo Masculina

Se 90% da calvície de padrão masculino é devido a genes e envelhecimento, o que acontece com os outros 10% de homens que perderam ou estão perdendo seus cabelos? Para esses homens, as causas da perda de cabelo podem variar de condições médicas a danos causados por penteados extremos ou cuidados com o cabelo.

 Os exemplos podem incluir:

Medicação – Alguns antidepressivos, anticoagulantes e medicamentos para o tratamento da gota podem causar queda de cabelo, assim como o excesso de vitamina A. Os medicamentos quimioterápicos também costumam causar queda de cabelo.

 Doença Grave / Cirurgia – O corpo sofre um tremendo estresse durante uma doença grave ou uma cirurgia de grande porte, muitas vezes causando perda de cabelo dentro de três a quatro meses após a doença ou cirurgia.

Doença – A perda de cabelo nos homens pode ser a causa de uma condição médica não diagnosticada, como lúpus ou diabetes, ou uma infeção fúngica do couro cabeludo.

 Hormônios – O corpo humano contém uma variedade de hormônios, tanto masculinos quanto femininos, que podem se tornar desequilibrados e causar queda de cabelo.

Problemas hormonais devido a uma glândula tireóide hiperativa ou hipoativa também podem levar à perda de cabelo.

 Diagnóstico Adequado

Como existem causas médicas e genéticas de calvície masculina, é importante diagnosticar corretamente a causa exata antes de selecionar o tratamento de perda de cabelo mais apropriado. O melhor curso de ação é consultar o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Se a causa da perda de cabelo nos homens é algo diferente da genética e do envelhecimento, a boa notícia é que muitas vezes é reversível apenas reduzindo ou eliminando o remédio ou a condição que está causando o problema.

O perigo do autodiagnóstico é que uma doença subjacente ou condição médica pode continuar sem tratamento, levando a problemas médicos mais sérios.

Sentimentos fortes e emoções relacionadas à perda de cabelo são compreensíveis, mas não devem ser usados como uma desculpa para evitar consultar um médico.

Um médico pode confirmar que não há condições médicas que requeiram tratamento e fornecer conselhos sobre possíveis soluções.

 Noções básicas sobre tratamentos de perda de cabelo

Para os 90% dos homens cuja perda de cabelo é devido a causas como calvície de padrão masculino comum, existem várias opções de tratamento a considerar.

Estes variam de medicações tópicas a medicações orais e técnicas cirúrgicas, todas com vantagens, desvantagens, custos e outras considerações.

A chave para selecionar um tratamento adequado para a perda de cabelo de um homem é considerar a conveniência, os impactos de curto e longo prazo para a vida diária, custo, eficácia e requisitos de manutenção contínua.

A melhor solução para um homem pode ser muito diferente do melhor tratamento para outro homem, por isso é importante tomar uma decisão com base nas circunstâncias pessoais e no resultado desejado.

 Tratamento de perda de cabelo tópico

Até agora, o tipo mais comum de tratamento de perda de cabelo para homens é a aplicação tópica de produtos de perda de cabelo.

Esses produtos podem variar de xampus e condicionadores especiais a óleos estimulantes do couro cabeludo e medicamentos químicos. O tratamento para queda de cabelo tópico mais eficaz até hoje é o minoxidil, comercializado sob a marca Rogaine.

Anteriormente disponível apenas por prescrição, este tratamento está agora disponível ao balcão em quase qualquer farmácia, supermercado ou varejista de grandes descontos.

O grande problema é que para manter o crescimento do cabelo, o Rogaine deve ser usado continuamente; Quando o uso é descontinuado, qualquer novo crescimento de pêlos ocorrido será perdido novamente. Além disso o minoxidil tem uma extensa lista de efeitos secundários, por isso eu não recomendo muito o seu uso.

Tratamento de perda de cabelo oral

Outro tratamento de perda de cabelo eficaz para os homens é finasterida, comercializado sob a marca Propecia. Este medicamento está disponível apenas por prescrição e vem sob a forma de uma pílula que é tomada a cada dia.

Tal como acontece com Rogaine, se o uso de Propecia for interrompido, qualquer crescimento de pêlos ocorrido será perdido. Alem disso mais uma vez também tem uma extensa lista de efeitos secundários por isso também não recomendo o seu uso.

As mulheres que estão grávidas ou podem engravidar são fortemente aconselhadas a não manipular os comprimidos de Propecia, porque a medicação pode ser potencialmente absorvida através da pele.

Tratamento Cirúrgico para Queda de Cabelo

Há vários bons tratamentos cirúrgicos para queda de cabelo disponíveis. Esses tratamentos melhoraram drasticamente ao longo dos anos graças a melhores técnicas e melhor tecnologia médica.

Os resultados normalmente parecem extremamente naturais na maioria dos homens e não desaparecem com o tempo.

O tratamento cirúrgico mais comum para o sexo masculino é o enxerto de cabelo, um processo pelo qual o cabelo de uma parte da cabeça é transplantado para áreas de calvície.

Os enxertos podem ser tão pequenos quanto um único fio de cabelo, possibilitando ao cirurgião criar uma linha capilar muito natural.

Outra opção cirúrgica para os homens é mais invasiva, envolvendo o corte de áreas calvas e o alongamento das áreas que ainda possuem pêlos sobre a área extirpada.

O tempo de recuperação é mais longo para este tipo de tratamento, e nem todos os pacientes com queda de cabelo serão bons candidatos para o procedimento.

Apensar da cirurgia ser uma boa solução para estágios bastante avançados de calvície, além de cara também tem imensos riscos.

Se você está enfrentando calvície masculina, consulte o seu médico ou dermatologista que pode diagnosticar a causa subjacente de sua perda de cabelo e sugerir o melhor tratamento para sua situação particular.

Qual a minha recomendação do melhor tratamento para a queda de cabelo?

Na minha singela opinião pessoal, sempre que for possível inicialmente, deve tentar usar tratamentos como o Har Vokse que sendo um produto natural não tem efeitos secundários, e mesmo assim é extraordinariamente eficiente.

Podem ver a minha singela opinião pessoal mais detalhada sobre o mesmo na minha Har vokse review.

Deixe um comentário